A vida das empresas de tecnologia não anda fácil. Os juros altos para conter uma inflação que não dá trégua aos bancos centrais têm sido fatais para o setor. A Locaweb (LWSA3) não está imune a esse cenário, mas ainda assim, é vista com bons olhos pelo Deutsche Bank.
O gigante alemão atualizou a recomendação para a empresa de neutra para compra e cortou o preço-alvo das ações LWSA3 de R$ 11,50 para R$ 10,50 — o que representa um potencial de valorização de 51,3% em relação ao fechamento de sexta-feira (20).
Os papéis da Locaweb acumulam uma queda de 47,26% em 2022. Segundo o Deutsche Bank, a correção é efeito do mercado estar colocando as ações LWSA3 na mesma cesta que outros nomes de tecnologia — o setor acumula perda de 50%, em média.
Então por que o banco alemão passou a recomendar a compra da Locaweb? Os analistas dizem que a empresa está em um estágio diferente em termos de maturidade.
Locaweb (LWSA3): uma tech atraente
A maior parte das empresas de tecnologia dentro da cobertura do Deutsche Bank ainda estão consolidando negócios, com o desenvolvimento de novos produtos e iniciando novas verticais.
No caso da Locaweb (LWSA3), embora esteja integrando várias aquisições, a empresa tem um produto em estágio mais maduro, segundo o banco alemão.
- SIGA A GENTE NO INSTAGRAM: análises de mercado, insights de investimentos e notícias exclusivas sobre finanças
Além disso, dado o múltiplo atual, o Deustche Bank não espera nenhuma fusão e aquisição envolvendo a companhia neste ano — o que considera positivo, dada a maior visibilidade sobre o crescimento orgânico e integração dos negócios.
De acordo com o banco, a LWSA3 está sendo negociada a 3,2x EV/Vendas e a projeção é de 2,5x para o ano todo de 2022 e para 2023.
Investimentos pesados, margens apertadas
Se a covid-19 atrapalhou a vida da maioria das pessoas, a pandemia ajudou a aumentar a migração para as vendas digitais, principalmente em 2020 — refletindo nos resultados da Locaweb (LWSA3).
Diante das duras comparações com esse período, a empresa teve que investir pesadamente em 2021 para manter a mesma base de crescimento, o que pressionou as margens juntamente com fusões e aquisições (35% das receitas).
No entanto, o Deutsche Bank vê uma base de comparação normalizada para este ano. A projeção para as margens da empresa é de cerca de 17% para o quarto trimestre de 2022.
Além disso, segundo o banco, o crescimento orgânico permanece sólido em cerca de 40% a 45% — o que deve ajudar a diluir os custos da Locaweb.