O presidente Jair Bolsonaro pediu, em áudio direcionado aos caminhoneiros, que liberem as rodovias bloqueadas na esteira dos protestos em favor do governo deflagrados durante o feriado de 7 de Setembro.
“Fala para os caminhoneiros aí, que são nossos aliados, mas esses bloqueios atrapalham a nossa economia”, disse Bolsonaro, segundo áudio levado ao ar no fim da noite de ontem pela Globonews.
“Isso provoca desabastecimento, inflação e prejudica todo mundo, em especial, os mais pobres. Então, dá um toque no caras aí, se for possível, para liberar, tá ok?”, prossegue o presidente.
A autenticidade do áudio foi confirmada pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
De acordo com o mais recente boletim do Ministério da Infraestrutura sobre os bloqueios, entretanto, às 8h de hoje continuavam sendo registrados pontos de concentração em rodovias federais em 15 Estados, praticamente a mesma situação do boletim anterior, com dados referentes à situação à 0h30.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, porém, houve "10% de redução de ocorrência desde o último boletim da madrugada", com alguns pontos liberados pelos manifestantes nas primeiras horas do dia.
Ainda de acordo com o boletim das 8h, os Estados com pontos de concentração naquele momento eram Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Rio de Janeiro, Rondônia. Maranhão, Roraima, São Paulo e Pará.
As manifestações começaram na última terça-feira, na esteira dos atos de 7 de Setembro, convocados por Bolsonaro. Os atos ganharam corpo ao longo da quarta-feira.