Para nós que trabalhamos com o jornalismo econômico, é sempre fundamental tentar estabelecer uma conexão direta dos números e indicadores com o dia a dia das pessoas. E a compra de um imóvel é um dos temas em que esse objetivo é ainda mais relevante.
Uma frase já muito falada em programas de TV e propagandas na mídia em geral, até o final do século XX, é “o sonho da casa própria”. Exatamente por que até então, era bastante difícil conseguir financiamento para adquirir um imóvel.
Aqui cabe uma lembrança pessoal. Eu trabalhei, por poucos meses, como atendente de financiamento imobiliário na Caixa Econômica Federal, exatamente no finalzinho do século passado.
E além dos juros, muito mais altos do que os patamares atuais, havia um intrincado e longo processo para finalizar a contratação do crédito. Eram tantos papéis que, em muitos casos, eles não cabiam em uma única pasta.
Então, a alegria das pessoas quando os contratos eram assinados era típica de quem estava realizando um sonho.
Pouco mais de 20 anos depois, o cenário mudou bastante. Os juros são menores, os processos são mais rápidos e informatizados, e os bancos privados entraram com força em um mercado que era amplamente dominado pela Caixa.
Hoje, a casa própria é muito mais próxima da realidade. E com a evolução deste mercado, temos mais modalidades de financiamento disponíveis, que dependendo do momento da economia, podem ser mais ou menos vantajosas.
A Julia Wiltgen preparou uma reportagem especial sobre o assunto, com informações detalhadas sobre todos os tipos de crédito para compra de imóveis oferecidos pelos bancos, e que explica por que você deve correr para aproveitar o bom momento e transformar o sonho em realidade.
O que você precisa saber hoje
DE OLHO NA BOLSA
Crise hídrica deve pressionar a bolsa hoje; exterior opera com cautela antes do Simpósio de Jackson Hole. No radar, Paulo Guedes, Ministro da Economia, e Onyx Lorenzoni, do Trabalho e Previdência, têm participações em eventos na agenda
ENXUGANDO O PORTFÓLIO
Petrobras (PETR4) vende refinaria no Amazonas para a Atem por R$ 987 milhões; veja detalhes do negócio. O contrato de compra e venda da refinaria é o segundo, entre os oitos que estão em andamento, a ser assinado pela petroleira.
EXIGENTES NO NEGÓCIO
Tem empresa com aquisição todo mês, nós escolhemos a dedo, garante diretor do Mercado Livre. O diretor de Novos Negócios diz que as compras feitas pela empresa não tem a ver com os M&As (fusões e aquisições) “da moda”, mas são movimentos pontuais.
CRISE HÍDRICA
Desconto para consumidores, novo aumento na bandeira vermelha e mais: veja as medidas do governo para evitar apagões. O Brasil enfrenta a pior crise hídrica nos últimos 91 anos, com grave escassez nos reservatórios das principais usinas hidrelétricas do país.
SEM CRISE
Com inflação em alta, Guedes questiona: “Qual o problema de a energia ficar um pouco mais cara?”. Ministro afirma que economia está e vai continuar crescendo, mas admite que existem “algumas nuvens no horizonte” para o próximo ano.
AJUSTANDO AS CONTAS
Revisão de benefícios do IR pode custear Bolsa Família turbinado, confirma secretário do Tesouro. Como fonte de receitas para o custeio do Auxílio Brasil, a equipe do ministro da Economia listou a tributação sobre lucros e dividendos, entre outras mudanças propostas na reforma do Imposto de Renda.