Independência do Banco Central vai acabar? Entenda melhor aqui

Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
Cotações por TradingView
2021-03-29T19:47:11-03:00
seu dinheiro na sua noite

Dança das cadeiras

29 de março de 2021
19:47
Selo O Melhor do Seu Dinheiro
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A semana já começou com forte instabilidade nos mercados locais diante de uma verdadeira dança das cadeiras no governo federal e também em estatais.

E nem todas as demissões e substituições estiveram relacionadas. A saída já esperada foi a do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que pediu demissão após atritos com o Legislativo.

Polêmico e alinhado com a ala ideológica do governo, Araújo já recebia ataques de diversos lados, e sua demissão foi, de fato, comemorada pelo mercado.

Por outro lado, vimos também a demissão do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do advogado-geral da União, José Levi, ao que parece por desavenças com o próprio presidente Jair Bolsonaro.

Nas estatais, foram anunciadas a saída de quatro membros do conselho de administração do Banco do Brasil, incluindo o presidente do colegiado, Hélio Magalhães; e a demissão do gerente de recursos humanos da Petrobras.

No caso da Petrobras, o executivo Cláudio da Costa foi demitido, de acordo com a revista Crusoé, por suspeita de uso de informação privilegiada na venda de ações da estatal quando do anúncio da demissão do atual presidente, Roberto Castello Branco, por Bolsonaro.

Mais para o fim do dia, o mercado já passou a se defrontar com a perspectiva de uma reforma ministerial mais ampla no governo Bolsonaro. Ou seja, a dança das cadeiras ainda deve continuar impactando os mercados nos próximos pregões.

Hoje, ela contribuiu para o dólar subir um pouquinho mais, fechando a R$ 5,76. A Jasmine Olga traz detalhes das negociações desta segunda na sua matéria de mercados.

EMPRESAS

 A incorporadora JHSF vai pagar R$ 144 milhões em dividendos a seus acionistas no dia 12 de abril. Veja quem terá direito a receber os proventos.

 Os acionistas da Hapvida e da NotreDame Intermédica aprovaram, nesta segunda, a fusão das duas companhias. Ainda faltam os avais do Cade e da ANS.

 Já a Superintendência-Geral do Cade aprovou sem restrições a compra de ações preferenciais da Guaimbê, empresa pertencente à AES Tietê, pelo Itaú Unibanco. Trata-se de uma nova empreitada do banco no setor de energia renovável.

 A Visa anunciou que irá utilizar globalmente a USD Coin (USDC), uma stablecoin, para liquidar pagamentos por meio da Ethereum, segunda principal criptomoeda do mundo. Leia mais na matéria do Renan Sousa.

ECONOMIA

 Até o Ever Given já desencalhou e eu ainda não. O navio porta-contêineres que bloqueava o Canal de Suez desde 24 de março foi finalmente removido. Veja como foi a operação.

 O presidente Jair Bolsonaro assinou uma Medida Provisória que promete melhorar o ambiente de negócios no Brasil. Veja os principais pontos da proposta.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

DIA 39

Cabo de guerra: Lula ganha reforço nas críticas ao BC — e deixa Rui Costa e Haddad do outro lado da corda

8 de fevereiro de 2023 - 20:40

Insatisfeito com o Banco Central, que na semana passada manteve a Selic em 13,75%, Lula tem protagonizado uma ofensiva sobre o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto — também pelo fato de ver nele um bolsonarista no governo que não pode ser demitido

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Padilha afaga relação de Lula e RCN, Itaú (ITUB4) embolsa o mercado e a primeira semana do Tesouro Renda+; confira os destaques do dia

8 de fevereiro de 2023 - 19:35

Mudam-se os governos, mas o roteiro das gestões de crise segue o mesmo — depois de um incêndio, é quase certeza que um bombeiro será escolhido dentro do panteão de ministros do primeiro escalão para tentar aplacar os ânimos.  Depois de dias de críticas pesadas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à forma […]

ENTREVISTA COM CEO

Log (LOGG3) quebra recordes em 2022 e aposta na venda de galpões para seguir no ‘guinness book’ da logística neste ano

8 de fevereiro de 2023 - 19:24

Meta de entregas batidas, vendas recordes de ativos e o resultado financeiro em um patamar nunca antes registrado marcaram o ano da empresa de galpões logísticos

Petróleo à vontade

Petrobras (PETR4) bate recorde de produção em 2022 e cumpre as metas operacionais para o ano; veja os destaques

8 de fevereiro de 2023 - 19:06

A Petrobras (PETR4) atingiu um novo patamar de produção operada no ano; no refino e vendas, a gasolina e o querosene de aviação foram destaque

FICA TUDO COMO TAVA

Tarcísio barrou: redução de imposto sobre doações e heranças, o ITCMD, é vetado em SP

8 de fevereiro de 2023 - 18:00

Se o projeto de lei tivesse sido sancionado, a tributação cairia de 4% para 1% sobre heranças e para 0,5% nas doações

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies