Menu
2020-02-19T16:21:45-03:00
Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
Pensou, sacou

XP Investimentos lança o “resgate express” de fundos e entra no mercado de crédito

Novidade vai permitir que o investidor antecipe resgates de fundos de investimentos com qualquer prazo de liquidação de forma rápida

19 de fevereiro de 2020
16:21
XP Investimentos Dinheiro
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A XP Investimentos anunciou nesta quarta-feira (19) o "resgate express", uma operação que vai permitir aos seus investidores o resgate imediato de fundos, de maneira 100% digital.

De acordo com um comunicado divulgado pela corretora, a iniciativa nasce com o objetivo de facilitar a vida do cliente em situações que demandem gastos emergenciais, além de permitir a flexibilização da gestão de suas próprias aplicações. Vale lembrar que, até então, os clientes precisavam aguardar o prazo do regulamento do fundo para acessar o dinheiro.

Na prática, a novidade vai possibilitar a antecipação de até 60% de resgates de fundos de ações, 80% de carteiras multimercados e 90% da renda fixa, "sem se preocupar se o prazo de recebimento e liquidação do ativo é de 30, 60 ou 360 dias", completou a corretora.

Algumas regrinhas

A XP também informou que, para antecipações de até R$ 10 mil, o cliente paga apenas juros correspondente ao CDI do período. Já para valores superiores, a taxa é progressiva conforme os volumes, variando de CDI mais 0,4% a CDI mais 0,8% ao mês.

A operação permite antecipação imediata de até R$ 1 milhão. A partir desse valor, a solicitação é avaliada pela área de análise de crédito.

O responsável pela área de fundos de investimentos da XP, Gustavo Pires, afirma que apenas entre 15% e 20% dos fundos com prazo mais longo têm regulamentos com previsão de antecipação de resgate, mas com alto custo, que varia entre 5% e 10% do total resgatado. Essa taxa é conhecida no mercado financeiro como “penalty fee”.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Seu Dinheiro na sua noite

O grande respiro do câmbio e mais…

“Ih, vai ser uma semana daquelas”, pensei eu na segunda-feira, ao olhar a agenda de eventos previstos para os dias seguintes. Teríamos decisão do Copom e relatório de empregos nos EUA — e isso sem contar os inúmeros balanços corporativos. Em semanas assim, eu gosto de traçar alguns cenários na minha cabeça: se o BC […]

Fechamento da semana

Real ganha do dólar na semana e bolsa sobe mais de 2% com economia americana nem tão aquecida e Copom incisivo

Os problemas domésticos foram para baixo do tapete e os fatores externos ajudaram o Real a se valorizar e a bolsa a romper resistências importantes. Confira um resumo da semana.

Mudou de ideia?

Elon Musk passa a recomendar cautela com o dogecoin às vésperas de sua participação no SNL

O bilionário, que já fez a moeda-meme disparar 60% com apenas um tweet, exibiu um alerta para as limitações do mercado de criptoativos

pandemia

Estudo aponta relação entre negacionismo de Bolsonaro e evolução da pandemia no Brasil

Segundo o levantamento, em cidades onde o presidente obteve mais de 50% dos votos no segundo turno das eleições de 2018, número de mortes foi 415% maior do que nos municípios onde ele perdeu o pleito

Insistência incomoda

Ex-presidente do BC Affonso Pastore acredita que ajuste parcial da Selic é insustentável

O economista defende o reconhecimento explícito de que a instituição perseguirá o ajuste integral da taxa básica de juros

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies