2020-07-21T20:32:41-03:00
Felipe Saturnino
Felipe Saturnino
Graduado em Jornalismo pela USP, passou pelas redações de Bloomberg e Estadão.
números da gigante estatal

Com pandemia, Petrobras registra queda de 3,5% na produção de óleo e gás natural no 2º tri frente ao 1º; vendas de diesel sobem

A gigante estatal divulgou que produziu 2,757 milhões de barris de petróleo por dia de abril a junho e manteve a meta de produção para o ano

21 de julho de 2020
20:32
Imagem: André Motta de Souza / Agência Petrobras

A Petrobras anunciou na noite desta terça-feira (21) que registrou uma queda de 3,5% na produção de óleo e gás natural no Brasil no 2º trimestre em comparação ao trimestre anterior.

De acordo com o relatório de produção e vendas do 2º trimestre da empresa, foram produzidos 2,757 milhões de barris de petróleo por dia (MMboed) de abril a junho, frente aos 2,856 MMboed dos primeiros três meses do ano.

A produção de óleo e LGN (líquido de gás natural) caiu 3,2% em relação na comparação trimestral, para 2,245 MMboed — mas subiu 9,4% na base anual. A produção nos campos do pré-sal (1,527 MMboed) foi 1% inferior ao trimestre anterior, o que reflete os impactos da redução de produção em Angra dos Reis e Cidade de Mangaratiba, para além dos atrasos de resolução de problemas operacionais em razão da covid-19.

Enquanto isso, a produção de gás natural (512 Mboed) teve queda de 4,5% trimestre contra trimestre, e acabou subindo 2,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

No relatório, a petroleira estatal disse que obteve um "sólido desempenho operacional".

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente

Isto porque, apesar da queda abrupta da demanda em fins de março e em abril em meio aos efeitos da pandemia de coronavírus, a produção média de óleo, LGN e gás natural no 2º trimestre (2,802 MMboed) foi 6,4% maior do que a do 2º trimestre de 2019, ficando apenas 3,7% abaixo do 1º trimestre de 2020.

A companhia manteve a meta de produção para 2020 de 2,7 MMboed, com variação de 2,5% para cima ou para baixo. Além disso, informou que a partir de setembro voltará a realizar a interligação de novos poços, comissionamento de novas unidades e paradas programadas.

Vendas de diesel sobem, e de gasolina, caem

Em relação ao refino, a Petrobras registrou uma queda de 10,7% da carga processada — considerando que o fator de utilização das refinarias foi de 70% na média do 2º trimestre.

Em função dos efeitos do coronavírus na demanda, toda a produção de derivados caiu no período: o diesel, 2,4%, a gasolina, 19,4%, e o querosene de aviação, 81,5%. Segundo a empresa, o mês de abril foi o mais afetado em função das medidas de isolamento social e ações de contenção.

O volume de vendas de diesel para o mercado interno subiu 3,8% no 2º trimestre. O da gasolina, por sua vez, se retraiu 14,5%. As vendas de óleo combustível caíram 12,2%, e as de querosene de aviação despencaram 81,3%.

O volume de vendas para o mercado interno foi de 1,738 Mbpd (milhares de barris por dia), uma queda de 11,1% na comparação trimestral. Na mesma base, as vendas para o mercado externo tiveram uma queda de 2,8%, de 1,088 Mbpd.

O volume total de vendas caiu 8% no período frente ao trimestre anterior, mas apresentou alta de 3,6% em relação a igual período de 2019.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

BITCOIN (BTC) HOJE

Bitcoin (BTC) cai hoje, mas projeções para mercado de criptomoedas permanecem otimistas, segundo analistas; Cardano (ADA) dispara mais de 8%

Qualquer gatilho neste momento pode desencadear uma alta de preços e um novo bull market das criptomoedas

EXILE ON WALL STREET

Você quer ser reconhecido ou quer ganhar dinheiro? Entenda por que estar na moda nem sempre significa lucrar

O objetivo do investidor não deveria ser estar na moda nem ser reconhecido em conversas pseudointeligentes, uma vez que os ciclos não necessariamente se repetem à frente

Insights para lucrar

VOTAÇÃO: Qual o investimento mais atrativo para o seu patrimônio em 2022?

Seu Dinheiro abre espaço de diálogo entre investidores para cada um saber o que o outro pensa sobre bolsa, criptomoedas, renda fixa e muito mais; vote

BRASILEIRO NÃO DESISTE NUNCA

Longe do fim: Aliansce Sonae (ALSO3) avisa que vai insistir na fusão com a brMalls (BRML3)

Negócio bilionário entre as gigantes rivais daria origem à maior administradora de shoppings da América Latina

TRÉGUA CLIMÁTICA

Depois da Usiminas, Vale anuncia retomada gradual das atividades após chuvas devastadoras em MG

Retorno parcial das operações coincide com trégua nos temporais que deixaram dezenas de mortos e milhares de desabrigados no Estado