Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2019-07-15T19:13:06-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

O falcão está à solta?

15 de julho de 2019
19:11 - atualizado às 19:13

Entre os vários contatos que eu tinha nos anos em que escrevi diariamente o sobe e desce da bolsa e dos mercados, havia um experiente tesoureiro de um grande banco. Estava longe de ser a fonte mais bem humorada ou paciente, mas com o tempo ficamos amigos.

Eu costumava recorrer a ele naqueles dias em que nada parecia fazer sentido e as explicações para o comportamento do Ibovespa e outros ativos não convenciam.

Ao meu primeiro questionamento sobre o que acontecia nos mercados, ele devolvia sempre com a mesma pergunta: “Já olhou os Treasuries?”. Se eu respondesse que “não”, era capaz de nem prosseguir a conversa.

Os Treasuries são os títulos do governo americano, e também a referência de todos os demais ativos negociados no mercado financeiro em todo o mundo. Quando há uma corrida para os papéis dos EUA, as bolsas e todos os demais ativos de risco sofrem.

Mas se os Treasuries movem os mercados, o que move os Treasuries? Não há um único fator, mas o de maior influência sem dúvida é o Fed, o Banco Central americano.

Nas últimas semanas, as bolsas americanas vêm renovando recorde atrás de recorde (e hoje não foi diferente) com a expectativa de que o BC dos EUA corte os juros já na reunião que acontece no fim do mês.

Mas será que os investidores não estariam otimistas demais? Para gente graúda do mercado, mesmo que o Fed venha a cortar os juros não vai abandonar a postura de “falcão” - ou seja, conservador na condução da política monetária.

Para saber se o falcão estará mesmo à solta no próximo dia 31, vale a pena acompanhar as declarações de vários dirigentes do Fed marcadas para esta semana. Especialista em política monetária, inclusive como assessora de Henrique Meirelles no Banco Central, a nossa colunista Angela Bittencourt mostra nesta análise tudo o que está em jogo.


Assinado, selado e entregue

Depois de ficar para trás na corrida tecnológica, a Via Varejo está disposta a correr atrás do prejuízo. Depois que assumiu a gestão da dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio, Michael Klein reformulou o alto escalão da companhia, inclusive tirando peixes grandes da concorrência. Hoje a varejista anunciou o nome de Helisson Lemos, que fez carreira no Mercado Livre e estava na empresa dona do aplicativo iFood, para comandar a transformação digital da varejista. O anúncio fez as ações dispararem (de novo!), como você confere nesta matéria do Kaype Abreu.

Nem lá, nem cá

Eu contei para você logo na abertura que as bolsas americanas fecharam novamente em patamar recorde. Mas foi uma alta tímida, que não foi suficiente para animar os investidores por aqui. Sob o efeito dos dados econômicos da China e pelas negociações em torno da reforma da Previdência na Câmara, o Ibovespa terminou o dia perto do zero a zero, mas com uma leve queda, a terceira seguida. Saiba de todos os detalhes que movimentaram os mercados com o Victor Aguiar.

O que Neymar e o Vasco têm em comum? 

Ambos estamparam na camiseta a marca da JJ Invest. Nós contamos para você nesta nesta reportagem toda a história da empresa que é acusada de promover um esquema de pirâmide financeira. Como costuma acontecer nesses casos, a companhia não conseguiu honrar pagamentos aos clientes e o fundador Jonas Jaimovick desapareceu do mapa. Depois de muita polêmica, a Justiça finalmente decretou a prisão do dono da JJ Invest,como você lê nesta matéria.

Novatas no ar?

Se você é uma daquelas pessoas apaixonadas por viajar, o ministro de infraestrutura, Tarcísio de Freitas, parece trazer boas notícias. Depois de o Congresso aprovar a abertura do mercado internacional para as empresas aéreas, Freitas disse que já há cerca de quatro interessadas em operar por aqui. Se confirmada, a entrada das novas concorrentes pode ajudar a reduzir o preço das passagens. Confira os detalhes da fala do ministro.

Homônimas, mas bem diferentes

Desde que o Facebook anunciou o lançamento da sua criptomoeda certamente surgiram mais dúvidas do que respostas. Mas apesar de ter nome “emprestado” da moeda usada no Reino Unido, a Libra virtual não tem a intenção de competir os bancos centrais ou com as divisas dos países. O responsável pelo projeto que tem tirado o sono das autoridades e do mundo cripto vai dar um depoimento amanhã no Comitê de Atividades Bancárias do Senado dos Estados Unidos. Mas os detalhes do que ele vai falar já foram divulgados, e você pode ler aqui.

Quem quer ser um milionário?

Ganhar dinheiro com investimentos e dar uma tacada milionária deve ser o objetivo de muita gente que acompanha o Seu Dinheiro. Para ajudar você nessa missão nós temos entre os nossos colunistas o Ivan Sant’Anna, um verdadeiro especialista nessa “arte”. No texto de hoje, ele conta como se viu milionário depois de uma aposta certeira no mercado de soja lá nos anos 1980. Mas o que deveria ser motivo de alegria acabou virando o estopim para uma crise de depressão. Vale muito a pena você ler por que o Ivan entrou em crise, e como você pode se preparar não passar pela mesma situação.

Uma boa noite para você.

Aquele abraço!

 

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

DE OLHO NOS EMPRÉSTIMOS

BNDES aprova empréstimos a exportações de Embraer, Marcopolo, Mercedes e Scania

A maior das operações foi para a fabricante de aviões Embraer, que tomou empréstimo de US$ 285 milhões para financiar a exportação de 11 aeronaves modelo E175 para a American Airlines, nos Estados Unidos

FUNDOS DE PENSÃO

Assessores de Guedes e mais 28 viram réus por rombo em fundos de pensão

“O Ministério Público Federal produziu e apresentou a este Juízo peça acusatória formalmente apta, acompanhada de vasto material probatório, contendo a descrição pormenorizada contra todos os denunciados”, anotou Vallisney.

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

De volta para o futuro

Quando escrevi aqui na newsletter que não é possível prever o futuro, um leitor me corrigiu. Em alguns casos podemos sim antecipar com razoável grau de precisão o que vai acontecer: que o diga a previsão do tempo. Ele tem razão, mas a mesma premissa válida para a meteorologia não se aplica ao mercado financeiro. […]

Bolsa forte

Otimismo externo se sobrepõe à hesitação local e Ibovespa sobe 2,58% na semana

Apesar do viés “misto” dos mais recentes dados da atividade doméstica, o otimismo em relação ao acordo EUA-China e a força mostrada pela economia chinesa sustentaram o bom desempenho do Ibovespa

É HORA DE TER CALMA

Estágio atual recomenda cautela na política monetária, repete presidente do BC

Esta avaliação já constou nos documentos mais recentes do BC, inclusive na comunicação de dezembro do colegiado, quando a Selic (a taxa básica de juros) recuou de 5,00% para 4,50% ao ano

O QUE BOMBOU NA SEMANA

Podcast Touros e Ursos: A economia brasileira no centro das atenções

A equipe do Seu Dinheiro comenta as principais notícias da semana

Eleições

Lula já descarta candidatura de Haddad em SP

A escolha do candidato está marcada para o dia 15 de março. O ex-presidente quer uma definição antes desse prazo

Gestora estrelada

SPX espera alta da Selic ainda neste ano e segue comprada em dólar

Para a gestora fundada por Rogério Xavier, que possui R$ 40 bilhões sob gestão, o país saiu da beira do abismo com aprovação da reforma da Previdência e deve crescer 2,5% neste ano

o que acontece em um ano

Expectativa positiva do governo Bolsonaro recua, aponta pesquisa

Levantamento mostra que a expectativa positiva para o restante do mandato caiu 23 pontos porcentuais em um ano

população cresce

Bancos brasileiros ampliam participação em Portugal para atender maior demanda

Itaú Unibanco vai inaugurar um novo escritório no país neste mês, enquanto o BTG Pactual recebeu o aval do regulador local; XP Investimentos e o Bradesco também rondam o mercado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements