Menu
2019-09-22T08:44:17-03:00
Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
Olhe e copie

5 coisas inteligentes que pessoas com consultores financeiros fazem com o próprio dinheiro que lhes dão uma vantagem

Nem todos querem ou podem pagar um planejador financeiro próprio. Mas que tal dar uma espiada no que eles andam aconselhando?

22 de setembro de 2019
8:41 - atualizado às 8:44
Imagem mostra pontos que formam saco de dinheiro
Imagem: Shutterstock

Consultores financeiros é o tipo de serviço que nem todas as pessoas podem ou querem ter. Muitos, por exemplo, priorizam sua liberdade de organizar o próprio dinheiro. Mas é difícil negar: uma ajuda extra na hora de planejar os investimentos é algo que pode lhe render algumas cifras a mais no fim do mês - afinal de contas, são especialistas do mercado.

Se você faz parte do grupo dos desorganizados, buscar a ajuda profissional pode ser uma alternativa interessante. Só que tudo na vida tem um preço, e você deve estar preparado para desembolsar uma grana por esse auxílio.

De acordo com o site Business Insider, pesquisas mostram que pessoas que trabalham com consultores financeiros têm maior probabilidade de alcançar a felicidade, a confiança e principalmente a estabilidade financeira.

E que tal dar uma espiada no que esses investidores andam fazendo de especial para ter lucros maiores? Confira alguns hábitos que os consultores financeiros costumam indicar a seus clientes e que podem te trazer uma vantagem na hora de buscar melhores rendimentos.

Aproveite seu aumento para investir mais

O sucesso profissional é algo que muita gente almeja, e quando essa conquista vem o instinto principal é sair para comemorar, certo? Errado! Um aumento ou promoção no trabalho é uma oportunidade para que você reavalie suas contas, aumentando suas economias para objetivos maiores.

Vale lembrar que, no geral, pessoas com consultores financeiros traçam objetivos claros e a longo prazo. Logo, um aumento sempre deve ser visto como um atalho para cumprir essas metas. Mas isso não quer dizer que você não possa comemorar, viu? Um happy-hour ou um jantar faz bem para todo mundo.

Crie um fundo de emergência

Tenho certeza que você já ouviu falar nessa dica e não é à toa que ela aparece em 10 entre 10 textos sobre investimentos. Esse é o passo número zero para qualquer pessoa que busca estabilidade financeira e deve ser encarado como prioridade sobretudo para quem começou a investir agora.

Não é uma conta exata sobre quanto você deve guardar, mas analistas costumam indicar o valor equivalente a um ano de salário.

Siga conselhos imparciais

"Se conselho fosse bom, não se dava, vendia". Essa famosa frase popular faz bastante sentido no mundo financeiro, tanto é que consultores resolveram vender sua própria opinião para as pessoas. E é justo esse tipo de opinião, imparcial, que você deve procurar seguir.

Marido, esposa, pai, mãe, filhos, amigos. Todas essas pessoas podem ser as melhores ouvintes, mas te garanto que nem sempre são as melhores conselheiras. Os conselhos parciais dificilmente serão objetivos e isso pode dificultar suas metas. Procure ouvir e consultar pessoas que vão além do seu ciclo mais próximo de convívio.

Equilibre gastos com investimentos

Essa é uma questão de bom senso. Ninguém deve guardar todo o dinheiro e passar fome, mas ao mesmo tempo você não deve sair gastando como se não houvesse amanhã. Acredita, o amanhã sempre vem!

Pessoas com planejadores financeiros costumam ter mais facilidade nessa história. Afinal, uma palavra racional para que você não gaste nem poupe em excesso é muito importante. A dica é sempre equilibrar seus gastos e saber separar a hora da diversão da hora do planejamento.

Não mexa nos seus investimentos

É mais do que tentador ver um ativo se valorizar no mercado. A mão chega a coçar para que você venda uma ação em alta e embolsa uma grana extra. Mas não, você não deve fazer isso! Lembre-se que traçar um objetivo de longo prazo e cumpri-lo é uma das prioridades para qualquer investidor, e as oscilações no mercado podem ser muito cruéis nessa jornada. Siga sempre sua meta.

*Com informações da Business Insider.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

Novo corte

Como ficam os seus investimentos em renda fixa com a Selic em 2,00% ao ano

Veja como fica o retorno das aplicações conservadoras de renda fixa agora que o Banco Central cortou a Selic mais uma vez

Mínima histórica

Banco Central reduz Selic para 2% ao ano e sinaliza fim do ciclo de cortes de juros

Essa foi a nona (e última?) redução consecutiva no atual ciclo de queda da Selic, que começou em julho do ano passado

Apuração do SD Premium

VVAR3: Via Varejo sobe 25% em um mês e confirma previsão de analistas consultados pelo Seu Dinheiro

Companhia segue em franco crescimento e foi a mais listada como favorita pelas corretoras e bancos, segundo apuração exclusiva feita aos leitores do SD Premium; dentre as recomendações, Banco Inter e Sinqia também trouxeram bons frutos

CRYPTO NEWS

O bitcoin e outras criptomoedas estão subindo. Você sabe como se aproveitar desse ‘bull market’?

Qual seria a alocação ideal para capturar o movimento? Tenho algumas proposições que vão das mais conservadoras até a mais ousada

Mercados hoje

Ibovespa fecha em alta consistente com exterior e expectativa de novo corte de juro

Dólar subiu com comentários de Guedes, mas situação global da moeda limitou alta

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements