O Canadá resolveu seguir várias outras nações ao redor do mundo e proibiu nesta quarta-feira, 13, a circulação dos aviões Boeing 737 MAX 8 e 9 em seu espaço aéreo.
Em comunicado oficial, o governo local justificou o veto pelas questões de segurança que passaram a ser levantadas após o acidente com a aeronave MAX 8, que caiu na Etiópia no último fim de semana.
O ministro dos Transportes canadense, Marc Garneau, ressaltou que a proibição tem caráter imediato e que seguirá valendo por ora.
Compte tenu des nouvelles données reçues ce matin et avec l'avis des experts, j’ai émis un avis de sécurité restreignant tout vol commercial de passagers effectué par un appareil Boeing 737 Max 8 et 9, quel qu’en soit l’exploitant 🇨🇦 https://t.co/KJ2eARVsQP pic.twitter.com/VwYuMxUAoY
— Marc Garneau (@MarcGarneau) March 13, 2019
O Canadá era um dos países que iriam avaliar as questões de segurança envolvendo o avião da Boeing para posteriormente tomar medidas. Desde que a aeronave da Ethiopian Airlines foi ao chão, vários países e companhias aéreas decidiram suspender suas atividades com o modelo. Aqui no Brasil, a Gol também baniu o MAX 8 de suas operações.