O Conselho de Administração do Grupo Santander escolheu o ex-UBS Andrea Orcel para ser o novo CEO do banco no mundo. A partir de 2019, ele vai assumir o posto de José Antonio Álvarez, que passará a conduzir os negócios na Espanha e será também vice-presidente do grupo junto com Bruce Carnegie-Brown.
A grama é sempre mais verde
O Conselho do maior banco da Espanha foi na grama vizinha, a do UBS, para captar o sucessor de Álvarez. O nome de Orcel, que é membro do comitê executivo do Grupo UBS, ainda está sujeito à aprovação regulatória. A mudança foi vista como uma tentativa do Santander de dar mais gás aos seus negócios.
Em declarações à imprensa, Orcel mostrou que gás é o que não vai faltar. Ele quer encontrar o maior número possível de novos colegas para conseguir uma nova perspectiva sobre o banco espanhol. A mudança no Santander é parte de um plano muito maior de construir uma equipe diversificada e internacional.
Metas ambiciosas
O plano estratégico do Santander, lançado em outubro de 2015, prevê que o banco quase dobre o número de clientes digitais que atende - de 16 milhões em 2016 para 30 milhões até o fim de 2018.
Já no início do ano que vem será divulgado o novo plano de médio prazo, que deve vir baseado nos mesmos pilares que orientaram o banco atualmente: foco na fidelidade do cliente e a meta de se tornar o melhor banco de varejo e comercial nos mercados em que opera.
*Com agências de notícias.